Continuous evaluation of higher education programs

Authors

  • Ana Maria Carneiro Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Campinas-SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6688-1881
  • Adriana Bin Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Ciências Aplicadas, Campinas-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5739

Keywords:

Program Evaluation, Higher Education, Public Policies, Evaluation of Educational Innovation

Abstract

This paper discusses the concept of continuous evaluation, based on the evaluation experience of a higher education program from a public university. The program is not only an affirmative action, it is also a general education program and a new admission way to the undergraduate courses. Continuous evaluation represents innovation in conceptual and methodological terms, in the public policy area, as it proposes a process based on a policy. The analysis of the general education program provides two main contributions: a) the understanding of how to set up a continuous evaluation system; b) the management of the system. This highlights the continuous generation of subsidies for decision-making as well as the challenges that are being faced, which guarantee that the integration between evaluation and decision-making will continue to occur.

 

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Author Biographies

Ana Maria Carneiro, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, Campinas-SP, Brasil

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2007), mestre em Sociologia pela Unicamp (2000) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1997). Possui Pós Doutorado em Avaliação em CT&I. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp), Professora Participante do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp); Coordenadora Associada do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES/NEPP) e Coordenadora Associada do Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/IG/Unicamp). Entre março de 2005 e março de 2007 foi Gerente de Pesquisas do Observatório Digital SOFTEX, unidade de pesquisa e planejamento da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Tem experiência na pesquisa em Avaliação, Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas públicas, Ciência Tecnologia e inovação, avaliação de impactos.

Adriana Bin, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Ciências Aplicadas, Campinas-SP, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Política Científica e Tecnológica pela mesma Universidade e pós-doutorado no Manchester Institute of Innovation Research (MIoIR) da University of Manchester. É professora doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) na área de administração, professora plena nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/UNICAMP), professora colaboradora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/UNICAMP) e coordenadora associada do Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Lab-GEOPI). Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de planejamento e gestão, avaliação e prospecção em ciência, tecnologia e inovação. 

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Published

2019-05-31

How to Cite

Carneiro, A. M., & Bin, A. (2019). Continuous evaluation of higher education programs. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(73), 170–200. https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5739