Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química

Autores/as

  • Leonardo Victor Marcelino
  • Maria Celina Piazza Recena

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235320121919

Palabras clave:

Taxonomia, Bloom, Benjamin, Currículos, Enem

Resumen

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 e reformulado em 2009 para atender a novos objetivos, dos quais se destaca a reestruturação dos currículos do ensino médio. Foram analisados, com base na Taxonomia Revisada de Bloom, os objetivos educacionais referentes à Química ou Ciências descritos nas Habilidades e Competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem 2009, atualmente válida. As dimensões do conhecimento e do processo cognitivo foram analisadas e classificadas em extensão e profundidade na Tabela Taxonômica e ficou demonstrado que a ênfase dos objetivos das competências é entender e aplicar conhecimentos procedimentais, enquanto que das habilidades é entender e lembrar conhecimentos conceituais. Conclui-se que o novo Enem pouco pode interferir no ensino tradicional, contribuindo para a formação de um indivíduo conformado com sua realidade e incapaz de pensar ativamente sobre ela ou propor meios de alterá-la

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Biografía del autor/a

Leonardo Victor Marcelino

Maria Celina Piazza Recena

Publicado

2012-12-30

Cómo citar

Marcelino, L. V., & Recena, M. C. P. (2012). Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(53), 148–177. https://doi.org/10.18222/eae235320121919

Número

Sección

Tema em Destaque - Avaliação, Políticas, Programas e Gestão