Reprovação em escolas de prestígio

Autores/as

  • Diana Mandelert

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235320121922

Palabras clave:

Reprovação, Elites, Classe Social, Qualidade do Ensino

Resumen

Este artigo teve como objetivo saber como acontece a reprovação naquelas escolas que são consideradas e avaliadas como as melhores do país, onde alunos e professores encontram uma estrutura pedagógico-administrativa que funciona a seu favor. Foram selecionadas duas escolas que obtiveram notas excelentes no Enem de 2005 e 2006. Realizou-se um mapeamento de quando as escolas reprovam, quantos alunos são reprovados, o que acontece com os alunos reprovados e, finalmente, como as escolas recompõem as turmas com as sucessivas reprovações que ocorrem durante uma geração escolar. Foi possível observar que a qualidade de ensino, como uma combinação de desempenho e fluxo, não ocorre nessas escolas. A excelência escolar é efetivada por meio de uma intensa seletividade que se opera de diversas formas, sendo a repetência uma das mais importantes.

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Biografía del autor/a

Diana Mandelert

Publicado

2012-12-30

Cómo citar

Mandelert, D. (2012). Reprovação em escolas de prestígio. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(53), 222–249. https://doi.org/10.18222/eae235320121922

Número

Sección

Outros Temas