Avaliação, índices e bonificação: controvérsias suscitadas por dados da rede estadual paulista
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae255820142772Palabras clave:
POLÍTICA EDUCACIONAL, AVALIAÇÃO, BONIFICAÇÃO, IDESPResumen
Com base em resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) obtidos entre 2008 e 2012 pelas turmas do 3º ano do ensino médio de 41 unidades da rede pública de um município da Grande São Paulo, são analisadas as variações desses resultados no período, cotejando as metas estabelecidas para as escolas a cada ano, o Idesp obtido e o recebimento ou não da bonificação. A interpretação dos dados aponta oscilação de desempenho das escolas no decorrer dos anos analisados, não apoiando conclusões que indiquem melhorias gradativas e sustentáveis e identificando, inclusive, premiação de escolas que atingiram patamares inferiores aos de anos anteriores.
Descargas
Citas
BAUER, Adriana; GATTI, Bernardete A.; TAVARES, Marialva R. (Org.) Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: origem e pressupostos. Florianópolis: Insular, 2013. v. 1.
BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, v. 38, p. 373-388, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006
BROOKE, Nigel. O futuro das políticas de responsabilização educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 138, p. 377-401, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742006000200006
______. Controvérsias sobre políticas de alto impacto. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 336- 347, jan./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000100017
FARIA, Ernesto Martins. Metas que não conversam com a realidade. Publicado no Blog Educação e Pesquisa em 4 de julho de 2013. Disponível em: <http://www.educacaoepesquisa.blog.br/?p=305>. Acesso em: 25 fev. 2014.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Avaliação da educação básica e ação normativa federal. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 663-689, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300008
FREITAS, Luiz Carlos de. Caminhos da avaliação de sistemas educacionais no Brasil: o embate entre a cultura da auditoria e a cultura da avaliação. In: BAUER, A.; GATTI, B. A. (Org.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013a. p. 147-176.
______. Políticas de responsabilização: entre a falta de evidência e a ética. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 348-365, jan./abr. 2013b. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000100018
GESQUI, Luiz Carlos. O índice de desenvolvimento da educação do estado de São Paulo: a materialização da racionalidade tecnológica. 2012. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2012.
GRISSMER, David W.; OBER, David R.; BEEKMAN, John A. Focusing on short-term achievement gains fails to produce long-term gains. Education Policy Analysis Archives, v. 22, n. 5, p. 1-36, 2014. Disponível em: <http://dx.doi. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v22n5.2014
org/10.14507/epaa.v22n5.2014>. Acesso em: 25 fev. 2014.
MAIA, Marcia Maria Vieira. O índice de desenvolvimento da educação do Estado de São Paulo como indutor da qualidade da educação: potencialidades e contradições. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
MANDELLI, Mariana. Governo paulista terá novos critérios para concessão de bônus a escolas. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 25 maio 2011. Disponível
em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,governo-paulista-teranovos-criterios-para-concessao-de-bonus-a-escolas,723775,0.htm>. Acesso em: 18 dez. 2012.
OLIVEIRA, Romualdo Portela; SOUSA, Sandra Zákia; ALAVARSE, Ocimar Munhoz (Coord.). Bons resultados no Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos. Relatório final. São Paulo: Universidade de São Paulo/ Faculdade
de Educação/ CEPPPE, 2012.
ROCHA, Silvailde de Souza Martins. A inserção do índice de desenvolvimento da educação básica em escolas de ensino fundamental de Teresina - Piauí: um estímulo para a melhoria da educação? 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília. 2013.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Programa de Qualidade da Escola (PQE): nota técnica sobre o Idesp - 2011. São Paulo: SEE/Idesp, 2011. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/Arquivos/Nota_tecnica_2011.pdf. Acesso em: 10 jul. 2012.
______. Lei Complementar Estadual n. 1.078, de 17 de dezembro de 2008.
Institui Bonificação por Resultados – BR, no âmbito da Secretaria da Educação, e dá providências correlatas. 2008. Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2008/lei.complementar-1078-17.12.2008.html>. Acesso em: 18 dez. 2012.
SEGATTO, Catarina Ianni. Como ideias se transformam em reformas: um estudo comparativo das mudanças educacionais orientadas pelo desempenho nos estados brasileiros. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo,Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. 2011.
SOARES, José Francisco. Índice de desenvolvimento da educação de São Paulo – Idesp. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 29-41, jan./jun. 2009.
SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação externa e em larga escala no âmbito do Estado brasileiro: interface de experiências estaduais e municipais de avaliação da educação básica com iniciativas do governo federal. In: BAUER,
A.; GATTI, B. A. (Org.) Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013. p. 61- 85.
SOUSA, Sandra Zákia; ARCAS, Paulo Henrique. Implicações da avaliação em larga escala no currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 20, n. 35, p. 181-199, jul./dez. 2010.
SOUSA, Sandra Zákia; OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v.
, n. 84, p. 873-895, set. 2003. DOI: https://doi.org/10.4414/saez.2003.09681
______. Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, p. 793-822, set./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300007
SOUSA, Sandra Zákia; OLIVEIRA, Romualdo Portela de (Coord.). Sistemas de avaliação educacional no Brasil: características, tendências e uso dos resultados.
Relatório Final. São Paulo: Universidade de São Paulo/ CEPPPE, 2007.
VOORWALD, Herman Jacobus Cornelis. Comunicado do secretário. 2011.
Disponível em: <http://edusp.blog.br/atual/2011/12/05/comunicado-dosecretario/>.
Acesso em: 18 ago. 2012.
WEINBERG, M. Premiar o mérito. Revista Veja, n. 2047, 13 fev. 2008. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/130208/entrevista.shtml>. Acesso em: 12 dez. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).