Avaliação institucional e projeto político-pedagógico: dois lados de uma mesma moeda

Autores

  • Patrícia Cristina Albieri de Almeida Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Gisela Lobo B. P. Tartuce Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3914

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Projeto Político-Pedagógico, Educação Básica, Qualidade do Ensino.

Resumo

Este artigo pretende analisar a articulação entre avaliação institucional (AVI) e projeto político-pedagógico (PPP), a partir de projeto realizado em um município brasileiro, onde uma amostra de escolas desenvolveu um processo de avaliação institucional com vistas a reelaborar seu PPP. Buscou-se analisar se e como as escolas utilizaram os dados provenientes dessa avaliação para reformular seus projetos pedagógicos. O texto traz uma reflexão a respeito dos princípios que norteiam e perpassam os dois processos, para se pensar sobre a razão de existirem tantas dificuldades para desenvolvê-los, bem como sobre suas possibilidades.

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Biografia do Autor

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela PUC-SP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática (identidade, profissionalidade e conhecimento profissional).

Gisela Lobo B. P. Tartuce, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

27-04-2017

Como Citar

Almeida, P. C. A. de, & Tartuce, G. L. B. P. (2017). Avaliação institucional e projeto político-pedagógico: dois lados de uma mesma moeda. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(67), 32–62. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3914

Edição

Seção

Artigos