O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade

Autores

  • José Sérgio Carvalho Faculdade de Educação da USP –

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino de 2º Grau, Diretrizes Curriculares Nacionais, Interdisciplina.

Resumo

O texto discute alguns aspectos do discurso pedagógico das Diretrizes Curriculares Nacionais, ressaltando como o jargão pedagógico e o recurso a expressões consagradas e slogans educacionais obnubilam a especificidade da tarefa educativa em instituições escolares e ignoram os desafios concretos da ação docente nessas instituições. As análises centram-se no ideal de “desenvolvimento da competência crítica”, visto como objetivo do processo de escolarização e no ideal pedagógico da “interdisciplinaridade”, tomando-os como exemplares típicos desse tipo de discurso.

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Biografia do Autor

José Sérgio Carvalho, Faculdade de Educação da USP –

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Publicado

31-03-2001

Como Citar

Carvalho, J. S. (2001). O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. Cadernos De Pesquisa, (112), 155–165. Recuperado de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/619

Edição

Seção

Outros Temas