O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade

Autores/as

  • José Sérgio Carvalho Faculdade de Educação da USP –

Palabras clave:

Ensino Médio, Ensino de 2º Grau, Diretrizes Curriculares Nacionais, Interdisciplina.

Resumen

O texto discute alguns aspectos do discurso pedagógico das Diretrizes Curriculares Nacionais, ressaltando como o jargão pedagógico e o recurso a expressões consagradas e slogans educacionais obnubilam a especificidade da tarefa educativa em instituições escolares e ignoram os desafios concretos da ação docente nessas instituições. As análises centram-se no ideal de “desenvolvimento da competência crítica”, visto como objetivo do processo de escolarização e no ideal pedagógico da “interdisciplinaridade”, tomando-os como exemplares típicos desse tipo de discurso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Sérgio Carvalho, Faculdade de Educação da USP –

Publicado

2001-03-31

Cómo citar

Carvalho, J. S. (2001). O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. Cadernos De Pesquisa, (112), 155–165. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/619

Número

Sección

Outros Temas