“O que te trouxe até aqui?”: Narrativas de si como recurso pedagógico

Autores

  • Agnes Francine de Carvalho Mariano Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), São Francisco do Conde (BA), Brasil https://orcid.org/0000-0003-1981-8278

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531411545

Palavras-chave:

Ensino Superior, Vida Estudantil, Autobiografia, Narrativa

Resumo

O artigo trata da incorporação de relatos autobiográficos estudantis no cotidiano universitário. Parte-se de uma reflexão sobre as mudanças no perfil estudantil e a defesa de estratégias que permitam aos docentes conhecer as suas experiências, saberes e interesses. Três recursos para a construção de relatos autobiográficos são descritos e analisados: o perfil jornalístico, o diálogo autêntico e a autobiografia. Tomando como aporte metodológico a proposta de Marie-Christine Josso sobre as “dimensões do nosso ser no mundo”, são analisados trechos de seis autobiografias. São identificadas dimensões como afetividade, emoções, ação, imaginação e cognição, confirmando que outros âmbitos, além do cognitivo, participam do cotidiano dos estudantes, das aulas e merecem ser conhecidos.

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Biografia do Autor

Agnes Francine de Carvalho Mariano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), São Francisco do Conde (BA), Brasil

Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e graduação em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Bacharelado em Humanidades da Unilab. Pesquisa os formatos biográficos/autobiográficos no estudo da vida universitária e ensino-aprendizagem da escrita.

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Publicado

20-08-2025

Como Citar

Mariano, A. F. de C. (2025). “O que te trouxe até aqui?”: Narrativas de si como recurso pedagógico. Cadernos De Pesquisa, 55, e11545. https://doi.org/10.1590/1980531411545

Edição

Seção

Artigos