Trainer representations about the assessment of learning in adult education

Authors

  • Carlos Alberto Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal
  • Sandra Maria do Vale Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Valpaços, Portugal;

Keywords:

Adults Education, Learning Assessment, Representations, Trainers

Abstract

This paper aims to provide an investigation of the representations of trainers system of recognition, validation and certification of competences – RVCC – on the assessment of learning of adults trained in this way. For this, we conducted a qualitative investigation, which is achieved through semi-structured interviews to four trainers in this system. The results allowed us to conclude that trainers associated greater objectivity to summative assessment, the focus of which pointed to the weakness of the system RVCC subjectivity in the interpretation of referential key competencies and inducing skills through reflective analysis of texts oriented autobiographical that should be part of the portfolio reflective learning. Advocate greater accountability trainer by validations performed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Alberto Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal

Professor auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal

Sandra Maria do Vale, Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Valpaços, Portugal;

Professora do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Valpaços, Portugal

References

ALVES, Maria Palmira. Processos e métodos para a validação das aprendizagens adquiridas pela experiência. In: ALVES, Maria Palmira; MORGADO, José C. (Org.). Avaliação em educação: políticas, processos e práticas. Santo Tirso: De Facto, 2012. p. 215-235.

ALVES, Mariana Gaio. Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 23, n. 1, p. 7-28, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. A investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.

BROWN, Sally; PICKFORD, Ruth. Evaluación de habilidades y competencias en educación superior. Madrid: Narcea, 2013.

CANÁRIO, Rui. Formação e adquiridos experienciais: entre a pessoa e o indivíduo. In: FIGARI, Gérard; RODRIGUES, Pedro; ALVES, Maria Palmira; VALOIS, Pierre (Org.). Avaliação de competências e aprendizagens experienciais: saberes, modelos e métodos. Lisboa: Educa, 2006. p. 35-46.

CAVACO, Carmen. Reconhecimento, validação e certificação de competências: complexidade e novas actividades profissionais. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 2, p. 21-34, 2007.

CAVACO, Carmen. Complexidade da avaliação de adquiridos experienciais. In: ALVES, Maria Palmira; MORGADO, José C. (Org.). Avaliação em educação: políticas, processos e práticas. Santo Tirso: De Facto, 2012. p. 185-213.

COMISSÃO EUROPEIA. Key competences for lifelong learning. A European reference framework. Bruxelas: Conselho da União Europeia, 2004.

COMISSÃO EUROPEIA. Proposta de recomendação do conselho sobre a validação da aprendizagem não formal e informal. Bruxelas: Conselho da União Europeia, 2012a.

COMISSÃO EUROPEIA. Resumo da avaliação de impacto que acompanha o documento “Proposta de recomendação do conselho sobre a validação da aprendizagem não formal e informal”. Bruxelas: Conselho da União Europeia, 2012b.

CORTESÃO, Luiza. Formas de ensinar, formas de avaliar: breve análise de práticas correntes de avaliação. In:

ABRANTES, P.; ARAÚJO, F. (Coord.). Reorganização curricular do ensino básico. Avaliação das aprendizagens: das concepções às práticas. Lisboa: Ministério da Educação, 2002. p. 37-42.

COSTA, Joana Pereira Fernandes. Competências adquiridas ao longo da vida: processos, trajectos e efeitos. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Minho, Braga, 2005.

FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto, 2005.

FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens em Portugal: investigação e teoria da actividade. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 9, p. 87-100, 2009.

FERREIRA, Carlos Alberto. A avaliação no quotidiano da sala de aula. Porto: Porto, 2007.

GOMES, Maria do Carmo. Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos – nível secundário. Lisboa: Direcção-Geral de Formação Vocacional, 2006a.

GOMES, Maria do Carmo. Referencial de competências-chave para a educação e formação de adultos – nível secundário: guia de operacionalização. Lisboa: Direcção-Geral de Formação Vocacional, 2006b.

GOMES, Maria do Carmo; SIMÕES, Maria Francisca. A sessão de júri de certificação: momentos, actores, instrumentos – roteiro metodológico. Lisboa: Agência Nacional para a Qualificação, 2009.

PACHECO, José Augusto. Discursos e lugares das competências em contexto de educação e formação. Porto: Porto, 2011.

PERRENOUD, Philippe. L’évaluation des élèves. De la fabrication de l’excellence à la régulation des apprentissages. Entre deux logiques. Bruxelles: De Boeck Université, 1998.

PERRENOUD, Philippe. Porquê construir competências a partir da escola? Desenvolvimento da autonomia e luta contra as desigualdades. Porto: Asa, 2001.

PIERRO, Maria Clara. Educação de jovens e adultos na América Latina e Caribe: trajetória recente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 134, p. 367-391, maio/ago. 2008.

PIRES, Ana Luisa O. Reconhecimento e validação das aprendizagens experienciais. Uma problemática educativa. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 2, p. 5-20, 2007.

PORTUGAL. Ministérios da Educação e do Trabalho e da Solidariedade. Portaria n. 1082-A, de 5 de setembro de 2001. Cria uma rede nacional de centros de reconhecimento, validação e certificação de competências (centros RVCC). Lisboa, 2001.

PORTUGAL. Portaria nº 370, de 21 de maio de 2008. Regula a criação e o funcionamento dos Centros Novas Oportunidades. Lisboa, 2008.

SIMÃO, Ana Margarida Veiga. Reforçar o valor regulador, formativo e formador da avaliação das aprendizagens. Revista de Estudos Curriculares, Braga, v. 3, n. 2, p. 265-289, 2005.

Published

2015-09-30

How to Cite

Ferreira, C. A., & Vale, S. M. do. (2015). Trainer representations about the assessment of learning in adult education. Cadernos De Pesquisa, 45(157), 528–545. Retrieved from https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/3210

Issue

Section

Articles