Topografía de la formación de profesores de Historia en la Amazonia brasileña

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531410634

Palabras clave:

Formación Docente, Posgrado, Enseñanza de Historia

Resumen

El artículo sitúa los cursos de licenciatura en Historia ubicadas en la Amazonía, con el fin de verificar cómo ellos orientan la formación de profesores. Toma como referencia los estudios topográficos, ya que percibe los cursos como “terrenos”. El “terreno”, entonces, se entiende a través de algunos de los elementos que lo constituyen: los proyectos político-pedagógicos (PPPs) de 10 instituciones de educación superior, totalizando 13 campus, localizados en el Norte de Brasil; y los currículos Lattes, entendidos como documentos básicos de la trayectoria académica de los 183 profesores de estas instituciones. Los datos sugieren que la dimensión didáctico-pedagógica ocupa un pequeño espacio en la experiencia y práctica de los docentes en los cursos analizados.

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Biografía del autor/a

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém (PA), Brasil

Tem doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e bacharelado História pela Universidade Federal Fluminense e licenciatura História pela Universidade Federal Fluminense.  Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia colonial, história indígena e do indigenismo, história da ciência, história da educação e ensino de história.

Italo Luis Souza de Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém (PA), Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisa financiada com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes). É licenciado em História pela Universidade Federal do Pará (2022). Durante a graduação, integrou por três vezes o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará sob orientação do Prof. Dr. Mauro Cezar Coelho. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Gera) da UFPA. Integra a comunidade ampla do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI) da UFRRJ. Possui foco de pesquisa em Ensino de História, Formação de professores de História, Currículo de História e História Regional.

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Publicado

2024-06-17

Cómo citar

Coelho, M. C., & Souza, I. L. S. de. (2024). Topografía de la formación de profesores de Historia en la Amazonia brasileña. Cadernos De Pesquisa, 54, e10634. https://doi.org/10.1590/1980531410634

Número

Sección

Artículos