Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)

Autores/as

  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas
  • Vandré Gomes da Silva Fundação Carlos Chagas

Palabras clave:

Estado da Arte, Autonomia Administrativa, Escolas, Gestão

Resumen

Este artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar.

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Publicado

2011-04-30

Cómo citar

Martins, A. M., & Silva, V. G. da. (2011). Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008). Cadernos De Pesquisa, 41(142), 228–245. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/127

Número

Sección

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