Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México

Autores/as

  • Nora Rut Krawczyk Universidade Estadual de Campinas
  • Vera Lúcia Vieira PUC - SP

Palabras clave:

Sistema de Educação, Reforma do Ensino, Argentina, Brasil, Chile, México

Resumen

O estudo focaliza a reconfiguração da gestão educacional a partir da nova lógica de regulação social e do novo papel do Estado, à luz da historicidade dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile e México), examinando os fatores culturais que interferiram na dinâmica da reforma educacional da década de 90. Aspectos que evidenciam a homogeneidade e a heterogeneidade dessa reforma na região, bem como as especificidades nacionais que intervieram em sua concretização, são destacados. Afirma que a historicidade que caracteriza a realidade educacional tem sofrido, no México, o que poderíamos denominar "ruptura conservadora"; no Chile, "continuidade conservadora"; no Brasil, "renovação conservadora"; e, na Argentina, "ruptura interrompida". Recupera algumas conclusões alcançadas por meio da análise de 186 textos de caráter acadêmico sobre os impactos, nos países estudados, da reforma educacional da década.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nora Rut Krawczyk, Universidade Estadual de Campinas

Vera Lúcia Vieira, PUC - SP

Publicado

2006-12-30

Cómo citar

Krawczyk, N. R., & Vieira, V. L. (2006). Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México. Cadernos De Pesquisa, 36(129), 673–704. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/393

Número

Sección

Outros Temas