Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México

Auteurs-es

  • Nora Rut Krawczyk Universidade Estadual de Campinas
  • Vera Lúcia Vieira PUC - SP

Mots-clés :

Sistema de Educação, Reforma do Ensino, Argentina, Brasil, Chile, México

Résumé

O estudo focaliza a reconfiguração da gestão educacional a partir da nova lógica de regulação social e do novo papel do Estado, à luz da historicidade dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile e México), examinando os fatores culturais que interferiram na dinâmica da reforma educacional da década de 90. Aspectos que evidenciam a homogeneidade e a heterogeneidade dessa reforma na região, bem como as especificidades nacionais que intervieram em sua concretização, são destacados. Afirma que a historicidade que caracteriza a realidade educacional tem sofrido, no México, o que poderíamos denominar "ruptura conservadora"; no Chile, "continuidade conservadora"; no Brasil, "renovação conservadora"; e, na Argentina, "ruptura interrompida". Recupera algumas conclusões alcançadas por meio da análise de 186 textos de caráter acadêmico sobre os impactos, nos países estudados, da reforma educacional da década.

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Bibliographies de l'auteur-e

Nora Rut Krawczyk, Universidade Estadual de Campinas

Vera Lúcia Vieira, PUC - SP

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Publié-e

2006-12-30

Comment citer

Krawczyk, N. R., & Vieira, V. L. (2006). Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México. Cadernos De Pesquisa, 36(129), 673–704. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/393

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