Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade

Autores/as

  • Pedro Jacobi USP

Palabras clave:

Cidadania, Ecologia, Educação Ambiental

Resumen

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.

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Biografía del autor/a

Pedro Jacobi, USP

Publicado

2003-03-31

Cómo citar

Jacobi, P. (2003). Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos De Pesquisa, (118), 189–205. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/533

Número

Sección

Outros Temas