Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade

Auteurs-es

  • Pedro Jacobi USP

Mots-clés :

Cidadania, Ecologia, Educação Ambiental

Résumé

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Pedro Jacobi, USP

Téléchargements

Publié-e

2003-03-31

Comment citer

Jacobi, P. (2003). Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos De Pesquisa, (118), 189–205. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/533

Numéro

Rubrique

Outros Temas