A psicologia e o resto: o currículo segundo César Coll

Autores/as

  • Antonio Flavio Barbosa Moreira

Palabras clave:

Currículo Nacional, Desenho Curricular, Teoria Tradicional de Currículo, Pedagogia Psicológica

Resumen

O artigo situa a preocupação com o estabelecimento de currículos nacionais em um projeto neoliberal que é parte de um processo internacional mais amplo. Focaliza a definição de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no Brasil e aborda a visão de currículo segundo César Coll, psicólogo espanhol, consultor da equipe que elaborou os PCN. Procura associar o pensamento de Coll à teorização tradicional do campo do currículo, bem como evidenciar seu caráter psicologizante. Buscando cumprir os objetivos a que se propõe, analisa as concepções de educação, cultura e currículo presentes na obra do autor, discutindo, ainda, o modelo de desenho curricular proposto e as fontes sugeridas para subsidiar as decisões curriculares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Flavio Barbosa Moreira

Publicado

1997-03-31

Cómo citar

Moreira, A. F. B. (1997). A psicologia e o resto: o currículo segundo César Coll. Cadernos De Pesquisa, (100), 93–107. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/770

Número

Sección

Artículos