A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais

Autores/as

  • Marcus Vinicius Cunha

Palabras clave:

Educação no Brasil, Escola Nova, Ciências da Educação, Formação de Professores

Resumen

Este artigo discute as concepções fundamentais presentes no ideário de renovação educacional no Brasil, entre os anos de 1930 e 1945. Busca esclarecer que o pensamento pedagógico renovador é fortemente marcado por preocupações sociais; nesse quadro, os conhecimentos e técnicas oriundos da Psicologia são utilizados como meios para dar maior racionalidade à escola e ao trabalho do professor. Conclui que tanto a Psicologia quanto as ciências sociais fornecem à Escola Nova as bases teóricas para sua formulação.

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Biografía del autor/a

Marcus Vinicius Cunha

Publicado

1994-02-28

Cómo citar

Cunha, M. V. (1994). A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais. Cadernos De Pesquisa, (88), 64–71. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/917

Número

Sección

Artículos