A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais

Auteurs-es

  • Marcus Vinicius Cunha

Mots-clés :

Educação no Brasil, Escola Nova, Ciências da Educação, Formação de Professores

Résumé

Este artigo discute as concepções fundamentais presentes no ideário de renovação educacional no Brasil, entre os anos de 1930 e 1945. Busca esclarecer que o pensamento pedagógico renovador é fortemente marcado por preocupações sociais; nesse quadro, os conhecimentos e técnicas oriundos da Psicologia são utilizados como meios para dar maior racionalidade à escola e ao trabalho do professor. Conclui que tanto a Psicologia quanto as ciências sociais fornecem à Escola Nova as bases teóricas para sua formulação.

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Biographie de l'auteur-e

Marcus Vinicius Cunha

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Publié-e

1994-02-28

Comment citer

Cunha, M. V. (1994). A dupla natureza da escola nova: psicologia e ciências sociais. Cadernos De Pesquisa, (88), 64–71. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/917

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