Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica

Auteurs-es

  • Sonia Kramer

Mots-clés :

Educação compensatória, Fracasso escolar, Carência cultural, Democratização da educação, Processo de ensino-aprendizagem.

Résumé

O fracasso escolar de parcelas significativas das crianças oriundas das camadas populares nos anos iniciais da escolaridade constitui traço marcante do sistema de ensino brasileiro e latino americano em geral. No Brasil, a partir da década de 70, a política educacional tem dado grande destaque à necessidade de oferecer a essas crianças, experiências que as levem a compensar suas “deficiências”. O pressuposto dessa política é o de que o fracasso acontece porque as crianças não estariam suficientemente preparadas para tirar proveito satisfatório da escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sonia Kramer

Téléchargements

Publié-e

1982-08-31

Comment citer

Kramer, S. (1982). Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Cadernos De Pesquisa, (42), 54–62. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/1550

Numéro

Rubrique

Articles