Práticas institucionais e inclusão escolar

Auteurs-es

  • Maria Eugênia Nabuco Centro de Atendimento Psicológico para Crianças e Adolescentes de Claye-Souilly e do Setor de Psiquiatria de Seine-et-Marne – França

Mots-clés :

Educação Especial, Psicologia do Comportamento, Psicanálise, Educação Inclusiva

Résumé

No Brasil a concepção de Educação Inclusiva é fortemente marcada pela noção de Educação Especial e pela categorização do comportamento dos alunos. O documento sobre a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, entregue ao Ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008, acentua as noções de transtorno global ou funcional, de deficiência e de déficit que acompanha este tipo de categorização. Vemos se desenhar nesse documento uma "psicopatologia da inclusão". Pela formulação de dois enunciados : "política é educação" e "educação é política", uma análise das contradições das políticas educativas e suas institucionalizações é apresentada a partir de um referencial teórico da psicanálise de orientação lacaniana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Eugênia Nabuco, Centro de Atendimento Psicológico para Crianças e Adolescentes de Claye-Souilly e do Setor de Psiquiatria de Seine-et-Marne – França

Téléchargements

Publié-e

2010-04-30

Comment citer

Nabuco, M. E. (2010). Práticas institucionais e inclusão escolar. Cadernos De Pesquisa, 40(139), 63–74. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/185

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque