A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta

Auteurs-es

  • Vera Maria Candau Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Miriam Soares Leite Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Didática, Formação de Professores, Intercultural, Pesquisa-Ação

Résumé

Este trabalho se situa no contexto da pesquisa Ressignificando a Didática na Perspectiva Multi/Intercultural, realizada com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisas Tecnológicas, no período de 2003 a 2006. Teve por principal objetivo construir e desenvolver, em caráter exploratório, um curso de Didática dirigido à licenciatura em Pedagogia, na perspectiva multi/intercultural, com abordagem metodológica inspirada na pesquisa-ação. A experiência desenvolveu-se durante um semestre letivo e foi realizada pela equipe do Grupo de Pesquisas sobre Cotidiano Escolar, Educação e Cultura(s), composta por dez integrantes. Apoiou-se em ampla literatura sobre a temática, que vem sendo explorada pelo grupo desde 1996. Após descrição e análise do desenvolvimento do curso, são levantados questionamentos, tensões e desafios para a incorporação da interculturalidade nas práticas educativas, em torno dos seguintes eixos: múltiplas narrativas, alteridade e estranhamento, e desconstrução e resistência. Conclui reafirmando a relevância da temática abordada e a complexidade da proposta em discussão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vera Maria Candau, Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Miriam Soares Leite, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Téléchargements

Publié-e

2007-12-30

Comment citer

Candau, V. M., & Leite, M. S. (2007). A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cadernos De Pesquisa, 37(132), 731–758. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/350

Numéro

Rubrique

Outros Temas