Cas d’enseignement comme strategie investigatrice au stage du Parfor
Mots-clés :
Formation des Enseignants, Stage Supervise, Curriculum, ParforRésumé
Cet article présente les résultats de la réorganisation du cours de Stage Curriculaire Supervisé de la formation en Pédagogie du Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica [Plan Nationale de Formation de Professionnels Enseignants du Système Scolaire] (Parfor). L’objectif a été examiner si la proposition des cas d’enseignement est satisfaisante dans le contexte d’un cours de deuxième licence en formation enseignante (Licenciatura), 1 si elle favorise les discussions, les réflexions, et contribue au développement professionnel des enseignants. Méthodologiquement, les cas ont été adoptés comme stratégie de recherche formative, et les narratives et les cercles de discussions les principaux outils. Les résultats ont mis en évidence que les cas d’enseignement favorisent les processos de recherche et formation, contribuant au développement professionnel des étudiantes, professeures en activité.
Téléchargements
Références
ABDALLA, Maria de Fátima B. Das proposições do estágio supervisionado aos desafios da prática: a formação inicial de professores-estudantes na pedagogia do Parfor. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 15, n. 2, p. 269-284, 2012.
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; DAVIS, Claudia Leme Ferreira; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; VILALVA, Adriana Mallmann. Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 130-150, out./dez. 2019. https://doi.org/10.1590/198053146654
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF, 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 5, 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília-DF, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Brasília-DF, 2009a.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 09, de 30 de junho de 2009. Institui o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no âmbito do Ministério da Educação. Brasília-DF, 2009b.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução n. 44, de 14 de setembro 2009. Estabelece orientações e diretrizes para o apoio financeiro às Instituições Públicas de Educação Superior participantes do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Brasília-DF, 2009c.
BRASIL. Ministério da Educação. Ofício Circular n. 011/2011 – CGDOC/DEB/Capes. Assunto: calendário das ofertas de cursos e vagas no âmbito do Parfor referente ao segundo semestre de 2012. Brasília-DF, 22 dez. 2011.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília-DF, 2015.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília-DF, 2018.
CACHAPUZ, Antonio Francisco. Investigação em didáctica das ciências em Portugal: um balanço. In: PIMENTA, Selma G. (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. Os casos de ensino como “potenciais reflexivos” no desenvolvimento profissional dos professores da escola pública. 2007. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2007.
DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de casos de ensino. 2013. 259f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati; RODRIGUES, Ádria Maria Ribeiro; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; ROCHA, Simone Albuquerque. Casos de ensino e formação de professores: práticas, vivências e experiências em discussão. In: RAIMANN, Ari; RAIMANN, Elizabeth G.; OLIVEIRA, Camila A. V. de (org.). Formação docente: debates contemporâneos. Curitiba: CRV, 2020. p. 89-111.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. GATTI, Bernardete Angelina. Políticas educacionais e educação básica: desafios para as políticas e formação docente. In: PACHECO RIOS, J. A. V. (org.). Políticas, práticas e formação na educação básica. Salvador: Editora da UFBA, 2015.
GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Whasgthon Aguiar de. A legitimação do estágio com pesquisa a partir da epistemologia do professor-pesquisador. In: ROCHA, Simone Albuquerque da (org.). Formação de professores e práticas em discussão. Cuiabá: EDUFMT, 2008.
LOUGHRAN, John; KEAST, Stephen; COOPER, Rebeca. Pedagogical reasoning in teacher education. In: LOUGHRAN, John; HAMILTON, Mary Lyn. International Handbook of Teacher Education, v. 1, p. 387-421, 2016. DOI 10.1007/978-981-10-0366-0
MERSETH, Katheine K. Cases, case methods, and the professional development of educators. ERIC Publications, 1994.
MERSETH, Katheine K. (org.). Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. São Paulo: Instituto Península; Moderna, 2018.
MIZUKAMI, Maria da Graça N. Casos de ensino e aprendizagem da docência. In: BRAMOWISZ, Anete; MELLO, Roseli (org.). Educação: pesquisa e prática. Campinas: Papirus, 2000.
MIZUKAMI, Maria da Graça N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 29, n. 2, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/ view/3838/2204. Acesso em: 1 ago. 2008.
MIZUKAMI, Maria da Graça N.; REALI, Aline M. M. R.; REYES, Cláudia R.; MARTUCCI, Elisabeth M.; LIMA, Emília F. de; TANCREDI, Regina M. S. P.; MELO Roseli R. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
NONO, Maevi. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. 2001. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001.
NONO, Maevi. Caso de ensino e professores iniciantes. 2005. 238f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
NONO, Maevi; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Sobre casos de ensino. In: SILVA, Ademar da; ABRAMOWICZ, Anete; BITTAR, Marisa (org.). Educação e pesquisa: diferentes percursos, diferentes contextos. São Carlos: RiMa, 2004. p. 117-137.
NÓVOA, António. Currículo e docência: a pessoa, a partilha, a prudência. In: GONSALVES, Elisa; PEREIRA, Maria Zuleide; CARVALHO, Maria Elina (org.). Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Campinas: Alínea, 2004. p. 17-29.
PEREIRA, Rodnei. Uso de casos de ensino em processos de formação docente no contexto escolar. Curso de Casos de Ensino. Fundação Carlos Chagas, 2019. 7p.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296p.
PINEAU, G. A autoformação no decurso da vida: entre a hétero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 64-77.
ROCHA, Simone Albuquerque da. A pesquisa como eixo norteador do estágio supervisionado na formação docente. In: ROCHA, Simone Albuquerque da (org.). Formação de professores e práticas em discussão. Cuiabá: EDUFMT, 2008.
ROCHA, Simone Albuquerque da. Casos de ensino como possibilidade de reflexão sobre a docência na pós-graduação. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 159-166, jan./jun. 2012.
RODRIGUES, Ádria Maria R. O silêncio e a transgressão: contribuições das narrativas de uma menina e de um menino com trajetórias marcadas pelo insucesso na leitura e na escrita. 2009. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2009.
RODRIGUES, Ádria Maria R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; ROCHA, Simone Albuquerque da; DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. Casos de ensino na formação de professores: quando a narrativa de uma adolescente provoca a reflexão/formação. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 61, p. 13-30, jan./abr. 2017.
RODGERS, Carol; LABOSKEY, Vicki Kubler. Reflective practice. In: LOUGHRAN, John; HAMILTON, Mary Lyn. International Handbook of Teacher Education, v. 2, p. 71-104, 2016. DOI 10.1007/978-981-10-0366-0
ROSS, Vicki; CHAN, Elaine. Personal practical knowledge of teacher educators. In: LOUGHRAN, John; HAMILTON, Mary Lyn. International Handbook of Teacher Education, v. 2, p. 3-34, 2016. DOI 10.1007/978-981-10-0366-0
SHULMAN, Judith H. Happy Accidents: cases as oportunities for teacher learning. Annual Meeting of the American Educational Research Association, New Orleans, 2002.
SHULMAN, Lee S. Those who understand: kwowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, Feb. 1986.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1 p. 1-22, 1987.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT. Resolução Consepe n. 117, de 11 de agosto de 2009. Cuiabá-MT, 2009a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Rondonópolis-MT, 2009b.
ZEICHNER, Kenneth M. Beyond the divide of teacher research and academic research. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v. 1, n. 2, p. 153-172, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2020

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).