Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências

Auteurs-es

  • Eduardo Fleury Mortimer UFMG
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho USP

Mots-clés :

Piaget, Vygotsky, Construção de Conhecimento

Résumé

Neste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Eduardo Fleury Mortimer, UFMG

Anna Maria Pessoa de Carvalho, USP

Téléchargements

Publié-e

1996-02-29

Comment citer

Mortimer, E. F., & Carvalho, A. M. P. de. (1996). Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências. Cadernos De Pesquisa, (96), 05–14. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/809

Numéro

Rubrique

Articles