Ideb e os desafios da educação como direito: Propostas para uma (re)formulação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v36.11780Palavras-chave:
Qualidade da Educação, Avaliação da Educação Básica, Índice de Desenvolvimento da Educação BásicaResumo
O objetivo deste artigo é compreender as contribuições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para a garantia do direito à educação, legalmente previsto, por meio da análise dos resultados obtidos pelo ensino médio de escolas e municípios localizados no Espírito Santo. Para tanto, esta pesquisa adota uma abordagem quantitativa e empírica de natureza descritiva e exploratória. Com base nos resultados e nas fragilidades apontadas pela literatura, são propostas recomendações para aprimorar o indicador, atualmente em atualização. Esse movimento se faz importante considerando que, conforme exposto empiricamente no estudo, o indicador, assumido como parâmetro oficial da qualidade da educação nacional, pode contribuir para a exclusão educacional e aprofundamento das desigualdades.
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