A qualidade da educação e a disseminação de sistemas de avaliação

Autores

  • Fernando Tavares Júnior Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
  • Luiz Flávio Neubert Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255920142867

Palavras-chave:

Avaliação dos Sistemas de Ensino, SAEB, Desempenho, Políticas Educacionais

Resumo

Nos últimos quinze anos, disseminaram-se no Brasil políticas de avaliação educacional. Os estados exerceram especial protagonismo nesse processo. Desde a Conferência de Jomtien, em 1990, observa-se o mesmo em escala global, concomitante às primeiras experiências em larga escala na América Latina. No Brasil, ocorreram dois movimentos: inicialmente, do governo federal, com avaliações bianuais, amostrais e diagnósticas; posteriormente, avaliações descentralizadas, estaduais, anuais, censitárias e relacionadas à gestão de suas redes, processo que se intensificou na última década. Este trabalho analisa a associação entre a implantação de sistemas estaduais de avaliação educacional no Brasil e o desenvolvimento da proficiência média entre os alunos das respectivas redes estaduais de ensino. Utilizam-se os resultados agregados das redes estaduais nas avaliações nacionais como parâmetro externo, e observa-se associação entre a implantação de avaliações e a elevação da proficiência média nos anos seguintes.

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Biografia do Autor

Fernando Tavares Júnior, Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPRJ). Professor do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF).

ftavares@caed.ufjf.br

 

 

Luiz Flávio Neubert, Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF). Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH-UFJF).

luiz.neubert@ufjf.edu.br

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Tavares Júnior, F., & Neubert, L. F. (2014). A qualidade da educação e a disseminação de sistemas de avaliação. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(59), 22–48. https://doi.org/10.18222/eae255920142867

Edição

Seção

Tema em Destaque - Avaliação em larga escala e gestão educacional