The “Indigenous Knowledge at School Action” programme: A process assessment

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.10993

Keywords:

Public Policies, Formative Evaluation, Indigenous School Education

Abstract

This article presents a procedural assessment of the “Ação Saberes Indígenas na Escola” programme [“Indigenous Knowledge at School Action”] (Asie), examining its trajectory and based on the participants’ perceptions, preliminary results, challenges and recommendations. The methodology included data collection from secondary sources (bibliographic materials, documents, legislation) and primary data research (online forms and semi-structured interviews). The study concluded that Asie, in line with the assumptions of indigenous school education, promotes the preservation of cultural heritage and elders’ knowledge, as well as mutual learning and collaboration among the villages. Challenges included barriers to greater participation, financial instability due to changes in government and operational issues associated with the distance of and between communities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Araujo Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Mestra em Políticas Públicas pela UFRGS.

Letícia Maria Schabbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutora em Sociologia e professora na UFRGS.

References

Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo UFRGS (Asie-UFRGS). (2014). Relatório de atividades. Asie-UFRGS.

Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo UFRGS (Asie-UFRGS). (2022). Plano de Trabalho. Asie-UFRGS.

Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo Santa Catarina (Asie-UFSC). (2023). Sobre a Asie. Asie/Núcleo SC. Recuperado em 27 jan. 2025 de https://saberesindigenas.ufsc.br/sobra-a-asie/

Baniwa, G. (2023). Educação e povos indígenas no limiar do século XXI: Debates e práticas interculturais. Antropologia & Sociedade, 1(1), 7-21. https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/antropologiaesociedade/article/view/257830

Bergamaschi, M. A., & Menezes, M. M. de. (2020). Saberes indígenas na Escola – Núcleo UFRGS: Resistência da memória. In C. V. Zanatta, F. B. Sousa, M. A. Bergamaschi, M. M. de Menezes, & M. A. Vargas (Orgs.), Saberes indígenas na escola/UFRGS: Memórias e resistências (pp. 17-34). Cirkula. https://www.ufrgs.br/saberesindigenas/wp-content/uploads/2021/09/Livro-Saberes-Indigenas.pdf

Bergamaschi, M. A., & Silva, R. H. D. da. (2007). Educação escolar indígena no Brasil: Da escola para índios às escolas indígenas. Agora, 13(1), 124-150. https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/113

Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério da Fazenda (MF), Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), & Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). (2018). Avaliação de políticas públicas: Guia prático de análise ex post (Vol. 2). Casa Civil da Presidência da República. https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8853

Conselho Indigenista Missionário (Cimi). (2023). Relatório: Violência contra os povos indígenas no Brasil – Dados de 2022. Cimi. https://bit.ly/3u0m0Co

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Decreto n. 5.051, de 19 de abril de 2004. (2004). Revogado pelo Decreto n. 10.088, de 2019. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5051.htm

Decreto n. 6.861, de 27 de maio de 2009. (2009). Dispõe sobre a Educação Escolar Indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providências. Brasília, DF. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2009/decreto-6861-27-maio-2009-588516-publicacaooriginal-113090-pe.html

Decreto n. 10.088, de 5 de novembro de 2019. (2019). Consolida atos normativos editados pelo Poder Executivo Federal que dispõem sobre a promulgação de convenções e recomendações da Organização Internacional do Trabalho – OIT ratificadas pela República Federativa do Brasil. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10088.htm

Documento final da 1. Conferência de Educação Escolar Indígena. (2009). Luziânia, Goiás. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/deliberacoes_coneei.pdf

Ferreira, B. (2020). Un si ag tu p. ki v.nh kajrãnrãn fã: O papel da escola nas comunidades Kaingang [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Lume – Repositório Digital UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/219241#:~:text=Este%20trabalho%2C%20%C5%A8n%20si%20ag,ind%C3%ADgena%20e%20doutorando%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o

Grupioni, L. D. B. (2000). Educação e povos indígenas: Construindo uma política nacional de educação escolar indígena. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 81(198), 273-283. https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3723 DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.939

Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede/RS). (n.d.). Visualizador de mapas. Recuperado em 17 fev. 2025 de https://iede.rs.gov.br/

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2023). Censo Demográfico 2022. Indígenas: Primeiros resultados do universo. IBGE. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102018.pdf

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2011). Microdados públicos do Censo Escolar da Educação Básica. Inep.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2021). Microdados do Censo Escolar da Educação Básica. Inep. https://dados.gov.br/dados/conjuntos-dados/inep-microdados-do-censo-escolar-da-educacao-basica

Jakimiu, V. C. de L. (2021). Extinção da Secadi: A negação do direito à educação (para e com a diversidade). Revista de Estudos em Educação e Diversidade, 2(3), 115-137. https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8149 DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i3.8149

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei n. 11.645, de 10 março de 2008. (2008). Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm

Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. (2012). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm

Martins, C. W., Pinto, M. S., & Rodrigues, T. S. (2015). Avaliação política da política: Aspectos conceituais e metodológicos [Apresentação de trabalho]. 2. Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, Brasília, DF, Brasil.

Ministério da Educação e do Desporto (MEC), & Secretaria de Educação Fundamental (SEF). (1998). Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. MEC/SEF. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=26700

Portaria n. 98, de 6 de dezembro de 2013. (2013). Regulamenta a ação Saberes Indígenas na Escola e define suas diretrizes complementares. Brasília, DF. https://licindigenas.ufc.br/wp-content/uploads/2023/08/portaria-98-regulamenta-a-acao-saberes.pdf

Portaria n. 1.061, de 30 de outubro de 2013. (2013). Institui a Ação Saberes Indígenas na Escola. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1(212), Seção 1, 44. https://licindigenas.ufc.br/wp-content/uploads/2023/08/portaria-no-1.061-de-30-de-outubro-de-2013.pdf

Portaria n. 1.062, de 30 de outubro de 2013. (2013). Institui o Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais-PNTEE. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

Pressman, J. L., & Wildavsky, A. (1984). Implementation. University of California Press. (Obra original publicada em 1973).

Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul: Proredes Bird. Marco dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul. (2012). Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/proredes_marco_indigena_bird.pdf

Ramos, M. P., & Schabbach, L. M. (2012). O estado da arte da avaliação de políticas públicas: Conceituação e exemplos de avaliação no Brasil. Revista de Administração Pública, 46(5), 1271-1294. https://doi.org/10.1590/S0034-76122012000500005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-76122012000500005

Resolução CD/FNDE n. 54, de 12 de dezembro de 2013. (2013). Estabelece orientações e procedimentos para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito da ação Saberes Indígenas na Escola. Brasília, DF. https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2013/resolucao-cd-fnde-no-54-de-12-de-dezembro-de-2013

Resolução CEB n. 3, de 10 de novembro de 1999. (1999). Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf

Schabbach, L. M. (2020). Arranjos, redes e fixers. In L. L. Lima, & L. M. Schabbach (Orgs.), Políticas públicas: Questões teórico-metodológicas emergentes (pp. 343-369). UFRGS/Cegov. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/212697/001115520.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Souza, C. (2018). Coordenação de políticas públicas. Enap. https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3329/1/Livro_Coordena%C3%A7%C3%A3o%20de%20pol%C3%ADticas%20p%C3%BAblicas.pdf

Souza, L. K. de. (2019). Pesquisa com análise qualitativa de dados: Conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 71(2), 51-67. https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200005

Vargas, M. A. (2023). Avaliação processual da “Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo UFRGS”. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Lume – Repositório Digital UFRGS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/271712

Published

2025-04-07

How to Cite

Vargas, M. A., & Schabbach, L. M. (2025). The “Indigenous Knowledge at School Action” programme: A process assessment. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e10993. https://doi.org/10.18222/eae.v36.10993

Issue

Section

Articles