Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.

Authors

  • Elba Siqueira de Sá Barretto

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204420092041

Keywords:

Políticas Educacionais, Políticas Públicas, Educação, Pesquisa

Abstract

O texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elba Siqueira de Sá Barretto

Published

2009-12-30

How to Cite

Barretto, E. S. de S. (2009). Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(44), 493–507. https://doi.org/10.18222/eae204420092041

Issue

Section

Outros Temas

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.