Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade.
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae204420092041Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Políticas Públicas, Educação, PesquisaResumo
O texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).