A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior

Autores/as

  • Maria Angélica Rodrigues Martins

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae204320092048

Palabras clave:

Ensino Superior, Currículos, Professores, Avaliação

Resumen

O trabalho realiza exercício de análise, referenciado pelo atual quadro da educação superior brasileira e pelas condições em que a docência é exercida em grande parte das instituições. No texto, entrelaçam-se contextos, objetivos e condições institucionais e teoria curricular que permeiam ou podem permear práticas avaliativas interessadas em contribuir para o desenvolvimento profissional de docentes da educação superior. O estudo focaliza o currículo na autoavaliação da instituição de educação superior (IES), no momento em que se toma o curso como unidade de análise. Dedica especial atenção às questões relacionadas por Gimeno Sacristán (2000), quanto à objetivação do currículo, entendido como confluência de práticas. Seu objetivo consiste em discutir a possibilidade e conveniência da inclusão de itens que remetem a essas questões em procedimentos e instrumentos de autoavaliação de cursos pelo corpo docente.

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Biografía del autor/a

Maria Angélica Rodrigues Martins

Publicado

2009-08-30

Cómo citar

Martins, M. A. R. (2009). A questão curricular na autoavaliação da instituição de educação superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(43), 257–272. https://doi.org/10.18222/eae204320092048

Número

Sección

Temas em Destaque