Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todos os autores estão cientes da submissão e concordam com as regras estabelecidas pela revista.
  • O manuscrito é original e inédito.
  • O manuscrito apresenta contribuições para o campo da avaliação educacional.
  • O manuscrito não está sendo avaliado para publicação por outra revista.
  • Caso o manuscrito esteja disponível em servidor preprint, o link da versão publicada será informado no campo “Comentários para o editor” (Passo 1 da submissão).
  • As duas versões do manuscrito, em PDF e em Word, foram preparadas conforme as instruções.

  • Toda e qualquer informação que identifique os autores foi retirada da versão PDF.

  • O manuscrito segue as Normas para apresentação dos originais.

Diretrizes para Autores

Para submeter um manuscrito a Estudos em Avaliação Educacional é necessário fazer o cadastro no Portal de Periódicos da Fundação Carlos Chagas, criando login e senha de acesso. As Normas para apresentação dos originais estão disponíveis aqui. Disponibilizamos, também, um template para a formatação dos manuscritos.

No ato de submissão, solicitam-se dos autores: nome completo; vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular, e-mail de contato e ORCiD. Pede-se, ainda, que o autor indique como seu nome deve constar da publicação e qual e-mail deve ser apresentado.

Todos os autores deverão se cadastrar no Portal de Periódicos e, quando o manuscrito tiver 4 ou mais autores, ao final do texto, é necessário indicar a contribuição de cada um para a sua elaboração.

O autor que fizer a submissão deverá escrever no campo "Comentários para o editor" um parágrafo de, no máximo, 800 caracteres, informando sobre a contribuição do manuscrito para o campo da avaliação educacional.

Deverão ser enviados dois arquivos do manuscrito: um em versão PDF e outro em formato ".doc" ou ".docx". Como Estudos em Avaliação Educacional adota o sistema duplo-cego de avaliação, é necessário que não haja identificação de autoria no corpo do texto ou em notas de rodapé, nem nas propriedades do arquivo em PDF.

O autor deve acessar o sistema, clicar no link Nova submissão e preencher as informações necessárias nos cinco passos, a saber:

Passo 1. Início. Preenchimento obrigatório dos campos: Idioma da Submissão; Seção; Requisitos para Envio de Manuscrito e Declaração de direito autoral. Os comentários para o editor são opcionais. Obs.: Caso o artigo esteja disponível em servidor preprint, o link da versão publicada deve ser informado nesse campo de comentários.

Passo 2. Transferência do manuscrito: Neste passo deve ser enviado primeiro o manuscrito em PDF, versão que se destina à avaliação, sem informações que permitam identificar a autoria, e com todas as tabelas, gráficos, quadros e figuras no lugar em que deverão ser publicados. Em seguida, deve ser transferido/enviado o manuscrito COMPLETO em formato “.doc” ou “.docx”: esta versão deverá conter todas as informações sobre autoria e afiliação, além dos gráficos, quadros, tabelas e figuras nas devidas posições no texto.

Ainda nesta etapa também devem ser enviados os gráficos, quadros, tabelas e figuras em arquivos abertos e editáveis, separados, em Word ou Excel, e numerados com algarismos arábicos.

Passo 3. Inserir metadados. Inclusão dos dados do artigo como título, subtítulo, resumo, coautores, fonte (agências de fomento, se for o caso), direitos autorais, idiomas, palavras-chave e referências citadas no texto. Os coautores também devem ser cadastrados no sistema.

Nesta etapa, preencher as biografias dos autores em até 5 linhas.

Passo 4. Confirmação. Nesta etapa, o autor deve clicar em “Finalizar submissão”.

Passo 5. Próximos Passos. Nesta última etapa é informado que a submissão foi completada.

Para acessar o passo a passo detalhado, clique aqui.

Para acompanhar o status da submissão, o autor deve acessar o sistema → menu → acesso → login e senha.

A fim de obter informações sobre Foco e Escopo, clique aqui.

Estudos em Avaliação Educacional aceita para apreciação textos em português, espanhol, francês e inglês, em fluxo contínuo, durante todo o ano.

A submissão a Estudos em Avaliação Educacional deve ser exclusiva, isto é, os textos não poderão ser enviados a outros periódicos simultaneamente. Se o manuscrito estiver disponível em servidor preprint, o link da versão publicada deve ser informado no campo "Comentários para o editor" (Passo 1 da submissão).

Os manuscritos devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido publicados anteriormente com atribuição de DOI (Document Object Identifier), ISSN (International Standard Serial Number; sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) ou ISBN (International Standard Book Number).

Todo manuscrito submetido a Estudos em Avaliação Educacional é analisado em programa antiplágio, antes de ser encaminhado para avaliação. A finalidade do procedimento é identificar plágio e autoplágio. Considera-se plágio a cópia do trabalho intelectual de outrem, seja o conjunto da produção, seja um fragmento desse trabalho, sem que lhe seja atribuído o devido crédito. Autoplágio é a reprodução, total ou parcial, de um trabalho de própria autoria, já publicado anteriormente, sem sua devida identificação. Situações de autoplágio têm sido recorrentes quando, por exemplo, relatórios de pesquisa, teses e/ou dissertações e trabalhos apresentados em eventos científicos são publicados literalmente em formato de artigo. Nesses casos, a revista aceitará o manuscrito, desde que haja um investimento de autoria no sentido de reformular a versão anterior e menção clara da produção original.

É vetada a inclusão de novos autores após a aprovação do artigo. No ato da submissão, todos os autores deverão ser indicados. Um mesmo autor poderá ter até dois artigos publicados por ano.

As ideias e opiniões expressas nos artigos publicados são de exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do periódico.

A revista permite-se realizar, durante o processo de revisão, pequenas alterações formais no texto, respeitando o estilo e a opinião dos autores.

Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem à revista Estudos em Avaliação Educacional, que adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo “Atribuição não Comercial”.

Estudos em Avaliação Educacional permite e incentiva o autoarquivamento e a divulgação, por parte de seus autores, dos artigos publicados pelo periódico em repositórios institucionais ou temáticos, blogs, sites pessoais, redes sociais, etc. Para arquivamento e disseminação, é necessário que os artigos e demais textos estejam publicados no site da revista.

Outras formas de publicação do trabalho só poderão ocorrer decorridos doze meses de sua edição neste periódico, desde que solicitadas ao Comitê Editorial e indicada explicitamente sua fonte.

Para obter informações sobre o processo de avaliação, acesse aqui.

Ética na pesquisa

A revista Estudos em Avaliação Educacional preza pelas boas práticas científicas. Nesse sentido, orienta-se pelas diretrizes do Comitê de Ética em Publicação (COPE) no que se refere à condução de estudos com seres humanos, esclarecendo autores e pareceristas sobre conflitos de interesse, processo de revisão por pares, plágio e autoplágio e procedimentos para lidar com más condutas. 

Os procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica deverão ser informados quando houver o envolvimento de seres humanos. É necessário garantir o anonimato dos participantes da pesquisa, salvo nos casos em que a identificação tenha sido permitida. Tanto a autorização quanto a restrição à identificação dos sujeitos devem ser informadas em nota de rodapé, no corpo do artigo. A divulgação de imagens de pessoas ou instituições deve seguir o mesmo princípio.

Conflitos de interesse

O ato de submissão implica a ausência de conflito de interesses de ordem financeira, comercial, política, acadêmica e pessoal. Se houver potenciais conflitos de interesse relacionados à pesquisa ou à publicação do manuscrito, os autores deverão informar, em nota de rodapé, as relações com órgãos de financiamento, bem como com instituições comerciais e políticas. Os autores devem deixar claro que o apoio financeiro ou material recebido está claramente manifesto no manuscrito submetido.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, forneço à Fundação Carlos Chagas consentimento expresso para o tratamento de meus dados pessoais.

Os dados pessoais informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, exceto para cumprimento de obrigações contratuais e legais.