PNE, SNE e políticas curriculares nacionais: Lutas prioritárias em tempos de BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10475

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Sistemas de Educação, Política Curricular, Justiça Social

Resumo

Em face da avaliação do Plano Nacional de Educação (2014-2024) e do descumprimento do art. 13, argumenta-se que, sem a regulamentação do regime de colaboração, dificilmente serão vislumbrados horizontes para a proposição de políticas curriculares democráticas, na contramão da Base Nacional Comum Curricular. Ao avaliar a tramitação do Sistema Nacional de Educação no Congresso Nacional e a elaboração do Plano Nacional de Educação para o próximo decênio, este ensaio propõe que as dimensões da justiça curricular, em articulação com as dimensões da justiça social, sejam consideradas como conceitos analíticos para a redução das desigualdades por priorizar o reconhecimento das diferenças, a garantia de condições educativas essenciais e a participação social na formulação de políticas curriculares.

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Biografia do Autor

Thais Almeida Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP. Pesquisadora do Grupo de Educação e Pesquisas em Justiça Curricular (GEPEJUC).

Wesley Araújo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Diretor de escola pública da Rede Municipal de Várzea Paulista (SP). Pesquisador do Grupo de Educação e Pesquisas em Justiça Curricular (GEPEJUC)

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduação em Educação: Currículo. Líder do Grupo de Educação e Pesquisas em Justiça Curricular (GEPEJUC)

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Publicado

13-08-2024

Como Citar

Costa, T. A., Araújo, W., & Ponce, B. J. (2024). PNE, SNE e políticas curriculares nacionais: Lutas prioritárias em tempos de BNCC. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10475. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10475

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024