Universitários que não leem: Avaliação dos respondentes do Enade de 2013 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v36.10984Palavras-chave:
Leitura, Ensino Superior, Exame Nacional de Desempenho dos EstudantesResumo
Apesar da leitura ser fundamental para a formação de qualquer pessoa, a quantidade de concluintes do ensino superior que leu somente a bibliografia do curso vem aumentando com o tempo. A partir das respostas de mais de dois milhões de questionários do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2013 a 2019, este artigo analisa as relações entre leitura e variáveis socioeconômicas, variáveis da instituição de ensino superior e variáveis relacionadas ao percurso do ensino superior. Além da análise exploratória de dados, é aplicado um modelo de árvore de decisão para encontrar as variáveis mais relacionadas à leitura. Segundo esse modelo, a variável mais relacionada com a leitura é o tempo dedicado aos estudos fora do horário de aula.
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