Compreensão de leitura em inglês em escolas de modalidades de ensino distintas
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v36.11287Palavras-chave:
Inglês Língua Estrangeira, Leitura, Ensino MédioResumo
O objetivo geral deste estudo é o de verificar se há diferença no nível de compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira de alunos de duas escolas de ensino médio, de modalidades de ensino distintas. Participaram 225 estudantes, sendo 115 de escola técnica estadual e 110 de uma escola estadual, que responderam ao Teste de Cloze informatizado no programa de computador OnlineCloze. Os resultados apontaram uma boa compreensão de leitura em inglês em ambas as escolas e as diferentes modalidades de ensino não influenciaram na compreensão de leitura em inglês dos participantes.
Downloads
Referências
Anglat, H. D. de, & Álvarez, G. (2021). Evaluación de la comprensión del texto científico-académico en el posgrado mediante el procedimiento cloze. Revista Evaluar, 21(1), 17-38. https://doi.org/10.35670/1667-4545.v21.n1.32830
Baek, H., Lee, Y., & Choi, W. (2023). Proficiency versus lexical processing efficiency as a measure of L2 lexical quality: Individual differences in word-frequency effects in L2 visual word recognition. Memory & Cognition, 51, 1858-1869. https://doi.org/10.3758/s13421-023-01436-0
Bahador, H., Raeasi, S., & Garmanjani, N. (2023). The relationship between EFL students’ cultural schemata and their performance on Cloze tests with a focus on gender. MEXTESOL Journal, 47(2), 1-16. https://eric.ed.gov/?id=EJ1397182
Chino Vilca, B., & Zegarra-Valdivia, J. (2019). Implicancia de las funciones ejecutivas “frías y calientes” en la comprensión lectora, en una muestra de estudiantes universitarios peruanos. Psicología, Conocimiento y Sociedad, 9(1), 59-82. https://doi.org/10.26864/PCS.v9.n1.7
Dias, P. (1993). Processamento da informação, hipertexto e educação. Revista Portuguesa de Educação, 6(1), 71-83. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/517
Fabri, N. B., Oliveira, K. L. de, Inácio, A. L. M., Schiavon, A., & Bzuneck, J. A. (2022). Autorregulação, estratégias de aprendizagem e compreensão de leitura no Ensino Fundamental I. Revista Brasileira de Educação, 27, Artigo e270068. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270068
Fernandes, R. C. G., Jannucci, L. F., & Gerab, F. (2019). Leitura e rendimento acadêmico na transição para a universidade: Um estudo de campo. Notandum, (51), 127-148. https://doi.org/10.4025/notandum.vi51.50128
Ferraz, A. S., Cunha, N. B., & Santos, A. A. A. (2021). Interferência da habilidade de escrita no resultado do teste de Cloze por razão fixa. Revista Iberoamericana de Psicología, 14(3), 47-55. http://dx.doi.org/10.33881/2027-1786.rip.14305
Hilgard, E. R. (1973). Teorias de aprendizagem (2a ed.). Editora Pedagógica e Universitária.
Holden, S. (2009). O ensino da língua inglesa nos dias atuais. SBS.
Just, M., & Carpenter, P. A. (1980). A theory of reading: From eye fixations to comprehension. Psychological Review, 87(4), 329-354. https://doi.org/10.1037/0033-295X.87.4.329
Kato, M. (1987). O aprendizado da leitura. Martins Fontes.
Kintsch, W., & Van Dijk, T. A. (1978). Toward a model of text comprehension and production. Psychological Review, 85(5), 363-394. https://doi.org/10.1037/0033-295X.85.5.363
Koch, I. V., & Elias, V. M. (2008). Ler e compreender: Os sentidos do texto. Contexto.
Koda, K. (2007). Reading and language learning: Crosslinguistic constraints on second language reading development. Language Learning, 57(2), 1-44. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/0023-8333.101997010-i1
Li, Y. (2022). Deep learning-based correlation analysis between the evaluation score of English teaching quality and the knowledge points. Computational Intelligence and Neuroscience, 2022, Article e4102959. https://doi.org/10.1155/2022/4102959
Ministério da Educação (MEC). (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Ministério da Educação (MEC). (2021). Guia Digital PNLD 2021: Obras didáticas por áreas do conhecimento e específicas - Língua Inglesa. Ministério da Educação (MEC); Secretaria de Educação Básica (SEB); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2021_didatico_pnld-2021-obj2-lingua-estrangeira-moderna-ingles.pdf
Pocinho, M. (2018). Teorias cognitivas da aprendizagem e sucesso escolar: Uma lição de síntese. Universidade da Madeira. http://hdl.handle.net/10400.13/2004
Resolução n. 510, de 7 de abril de 2016. (2016). Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html
Santos, D. (2012). Ensino de língua inglesa: Foco em estratégias. Disal.
Silva, E. J. da. (2023). Compreensão, hábitos de leitura e desempenho escolar de alunos da educação profissional e tecnológica [Dissertação de Mestrado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza]. Upep – Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. http://www.pos.cps.sp.gov.br/dissertacao/compreensao-habitos-de-leitura-e-desempenho-escolar-de-alunos-da-educacao-profissional-e-tecnologica
Snowling, M. J., & Hulme, C. (Orgs.). (2013). A ciência da leitura. Penso.
Solé, I. (2014). Estratégias de leitura (C. Schilling, Trad.; 6ª ed.). Artmed.
Sternberg, R. J., & Sternberg, K. (1985). Beyond IQ: A triarchic theory of human intelligence. Cambridge University Press.
Sternberg, R. J., & Sternberg, K. (2016). Psicologia cognitiva. Cengage.
Sukarni, S. (2021). The use of Cloze test to test reading comprehension of non-english department students. Jo-ELT (Journal of English Language Teaching) Fakultas Pendidikan Bahasa & Seni Prodi Pendidikan Bahasa Inggris IKIP, 8(1), 74-82. https://doi.org/10.33394/jo-elt.v8i1.3788
Taylor, W. L. (1953). “Cloze procedure”: A new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, 415-433. https://www.gwern.net/docs/psychology/writing/1953-taylor.pdf
Urbina, S. (2009). Fundamentos da testagem psicológica. Artmed.
Vuolo, D. A., Dallabona, L. F., & Pletsch, C. S. (2018). Compreensibilidade de leitura dos estudantes de ciências contábeis por meio da técnica Cloze. Contabilidade Vista & Revista, 29(1), 1-27. https://doi.org/10.22561/cvr.v29i1.3603
Wu, M.-J., & Ionin, T. (2019). L1-Mandarin L2-English speakers’ acquisition of English universal quantifier-negation scope. In M. M. Brown, & B. Dailey (Eds.), Proceedings of the 43rd Boston University Conference on Language Development (pp. 716-729). Cascadilla Press. https://www.lingref.com/bucld/43/BUCLD43-56.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).