O Ideb e as políticas educacionais na região metropolitana de Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae204220092058Palavras-chave:
Educação Básica, Ideb, Políticas Educacionais, Rendimento Escolar, Qualidade do EnsinoResumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre a efetividade das políticas educacionais na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná (RMCL), considerando o cotejamento entre os resultados dos municípios desta região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb e outros indicadores sociais e econômicos (Índice de Desenvolvimento Humano, Taxa de Pobreza) e educacionais (Gasto-aluno, Taxa de Crescimento de Matrículas). As principais conclusões apontam para a existência de correlações entre as variáveis sociais e econômicas (Taxa de Pobreza, IDHM) e o desempenho escolar medido pelo Ideb, mas são os recursos investidos em educação, principalmente, que determinam sua qualidade na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná.Downloads
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