L. S. Vigotski nas monografias de um curso de pedagogia (2012-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531411292

Palavras-chave:

Teoria Sócio-histórico-cultural, Monografia, Referências Bibliográficas, Ensino Superior

Resumo

Este estudo investigou se os livros A formação social da mente e Pensamento e linguagem permanecem sendo utilizados para referenciar a teoria de L. S. Vigotski em monografias de um curso de pedagogia de uma universidade pública brasileira. Para tanto, foram analisados trabalhos monográficos escritos de 2012 a 2021, tendo por base palavras-chave pré-selecionadas dos resumos. Utilizou-se uma ficha analítica com o intuito de orientar a leitura para o modo como Vigotski fora referenciado. Verificou-se que A formação social da mente fundamentou mais de 70% dos trabalhos, enquanto Pensamento e linguagem apareceu em cerca de 20% deles. Apesar dos esforços de pesquisadores,essas duas obras continuam sendo utilizadas em cursos de graduação como suposto alicerce da teoria vigotskiana.

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Biografia do Autor

Mateus Thaler Beck, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ), Brasil

Doutorando e mestre em Educação pela UFF. Psicólogo graduado pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e cursando Letras, Português e Russo, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem interesse no estudo das traduções brasileiras das obras de Vigotski e seu impacto na formação inicial de docentes.

Zoia Prestes, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ), Brasil

Formada em Pedagogia e Psicologia Infantil pela Universidade de Pedagogia de Moscou (Rússia), mestre em Educação pela mesma instituição e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da UFF. Traduziu inúmeras obras literárias de autores russos para o português que foram publicadas no Brasil. Hoje, dedica-se à tradução da obra do pensador Lev Semionovitch Vigotski.

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Publicado

12-05-2025

Como Citar

Beck, M. T., & Prestes, Z. (2025). L. S. Vigotski nas monografias de um curso de pedagogia (2012-2021). Cadernos De Pesquisa, 55, e11292. https://doi.org/10.1590/1980531411292

Edição

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Artigos