Cooperação entre professores: a formação inicial deve preceder as práticas?

Authors

  • Monica Gather Thurler Universidade de Genebra
  • Philippe Perrenoud

Keywords:

Formação de Professores, Professores, França, Formação Profissional

Abstract

A cooperação entre profissionais está mais presente no discurso do que nas práticas. Na formação inicial será preciso ater-se ao estado atual da profissão, antecipar suas evoluções previsíveis e tentar orientá-las? As práticas de referência na formação profissional são diversas, têm evoluído muito e estão sujeitas a controvérsias. No entanto, se a cooperação apresenta-se como uma necessidade para a formação, outras questões se colocam. Que identidade, que relação com os outros e com a organização, que competências, que conhecimentos desenvolver para além do entusiasmo com o tema ou de sua obrigatoriedade, uma vez que essas posturas só produziriam efeitos negativos?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Monica Gather Thurler, Universidade de Genebra

Philippe Perrenoud

Published

2006-08-31

How to Cite

Thurler, M. G., & Perrenoud, P. (2006). Cooperação entre professores: a formação inicial deve preceder as práticas?. Cadernos De Pesquisa, 36(128), 357–375. Retrieved from https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/401

Issue

Section

Outros Temas