Cooperação entre professores: a formação inicial deve preceder as práticas?

Autores/as

  • Monica Gather Thurler Universidade de Genebra
  • Philippe Perrenoud

Palabras clave:

Formação de Professores, Professores, França, Formação Profissional

Resumen

A cooperação entre profissionais está mais presente no discurso do que nas práticas. Na formação inicial será preciso ater-se ao estado atual da profissão, antecipar suas evoluções previsíveis e tentar orientá-las? As práticas de referência na formação profissional são diversas, têm evoluído muito e estão sujeitas a controvérsias. No entanto, se a cooperação apresenta-se como uma necessidade para a formação, outras questões se colocam. Que identidade, que relação com os outros e com a organização, que competências, que conhecimentos desenvolver para além do entusiasmo com o tema ou de sua obrigatoriedade, uma vez que essas posturas só produziriam efeitos negativos?

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Biografía del autor/a

Monica Gather Thurler, Universidade de Genebra

Philippe Perrenoud

Publicado

2006-08-31

Cómo citar

Thurler, M. G., & Perrenoud, P. (2006). Cooperação entre professores: a formação inicial deve preceder as práticas?. Cadernos De Pesquisa, 36(128), 357–375. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/401

Número

Sección

Outros Temas