O Cenário político e educacional dos anos 90: a nova fragmentação
Keywords:
Políticas Educacionais, Novos Paradigmas, Fragmentação do Sistema Educacional, EqüidadeAbstract
Este trabalho caracteriza o cenário político em que se produzem e projetam as políticas do setor educacional nos anos 90. De acordo com o texto, três elementos estão reestruturando o campo em que se movem os atores: instauração de um novo paradigma educacional que fixa como meta a formação para a competitividade; recuperação de um espaço de legitimidade para o Estado baseado na sua capacidade de operacionalizar e veicular o paradigma; e definitiva descentralização do sistema que descarrega na base o peso do financiamento e da gestão. A inter-relação desses três elementos gerou novas tendências no campo do setor educacional: 1. Existe uma clara divisão entre as exigências da reforma gerada pela operacionalização do paradigma e as condições dos subsistemas educacionais provinciais. É nesse espaço que se constrói a possibilidade de fragmentação do sistema, 2. Há um evidente reposicionamento do centro como espaço a partir do qual se define a política para o conjunto da nação. Esse efeito é conseguido com uma determinada combinação de recursos técnicos e econômicos do Ministério, utilizados para a sustentação das políticas nacionais, 3. Há uma fragmentação do espaço de decisão, que dispersa os atores, as temáticas e os conflitos, ao mesmo tempo em que preserva o núcleo central das decisões de interferências extra-estatais. O trabalho termina com uma pergunta: que eqüidade pode ser construída com a fragmentação?Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).