O Cenário político e educacional dos anos 90: a nova fragmentação
Palabras clave:
Políticas Educacionais, Novos Paradigmas, Fragmentação do Sistema Educacional, EqüidadeResumen
Este trabalho caracteriza o cenário político em que se produzem e projetam as políticas do setor educacional nos anos 90. De acordo com o texto, três elementos estão reestruturando o campo em que se movem os atores: instauração de um novo paradigma educacional que fixa como meta a formação para a competitividade; recuperação de um espaço de legitimidade para o Estado baseado na sua capacidade de operacionalizar e veicular o paradigma; e definitiva descentralização do sistema que descarrega na base o peso do financiamento e da gestão. A inter-relação desses três elementos gerou novas tendências no campo do setor educacional: 1. Existe uma clara divisão entre as exigências da reforma gerada pela operacionalização do paradigma e as condições dos subsistemas educacionais provinciais. É nesse espaço que se constrói a possibilidade de fragmentação do sistema, 2. Há um evidente reposicionamento do centro como espaço a partir do qual se define a política para o conjunto da nação. Esse efeito é conseguido com uma determinada combinação de recursos técnicos e econômicos do Ministério, utilizados para a sustentação das políticas nacionais, 3. Há uma fragmentação do espaço de decisão, que dispersa os atores, as temáticas e os conflitos, ao mesmo tempo em que preserva o núcleo central das decisões de interferências extra-estatais. O trabalho termina com uma pergunta: que eqüidade pode ser construída com a fragmentação?Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cadernos de Pesquisa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).