Ética e inclusão

Autores/as

  • Eric Plaisance Universidade Paris 5, René Descartes

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Ética, Filosofia, Deficiência

Resumen

O objetivo deste artigo é superar os usos espontâneos e sem controle das palavras "ética" e "inclusão". O autor realiza inicialmente um balanço histórico dos trabalhos filosóficos sobre ética, em seguida delineia a evolução das representações socioculturais da deficiência para entender as relações entre ética e deficiência. Examina a noção de inclusão escolar tomando como exemplo o caso francês e o debate atual sobre a escolarização das crianças com necessidades especiais. Questiona a validade conceitual dos pares de oposição: integração/inclusão; exclusão/inclusão para finalmente defender uma ética de responsabilidade no lugar de uma ilusória ética de convicção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eric Plaisance, Universidade Paris 5, René Descartes

Publicado

2010-04-30

Cómo citar

Plaisance, E. (2010). Ética e inclusão. Cadernos De Pesquisa, 40(139), 13–43. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/183

Número

Sección

Tema em Destaque