Ética e inclusão

Auteurs-es

  • Eric Plaisance Universidade Paris 5, René Descartes

Mots-clés :

Educação Inclusiva, Ética, Filosofia, Deficiência

Résumé

O objetivo deste artigo é superar os usos espontâneos e sem controle das palavras "ética" e "inclusão". O autor realiza inicialmente um balanço histórico dos trabalhos filosóficos sobre ética, em seguida delineia a evolução das representações socioculturais da deficiência para entender as relações entre ética e deficiência. Examina a noção de inclusão escolar tomando como exemplo o caso francês e o debate atual sobre a escolarização das crianças com necessidades especiais. Questiona a validade conceitual dos pares de oposição: integração/inclusão; exclusão/inclusão para finalmente defender uma ética de responsabilidade no lugar de uma ilusória ética de convicção.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Eric Plaisance, Universidade Paris 5, René Descartes

Téléchargements

Publié-e

2010-04-30

Comment citer

Plaisance, E. (2010). Ética e inclusão. Cadernos De Pesquisa, 40(139), 13–43. Consulté à l’adresse https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/183

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque