Fúlvia Rosemberg, Iansã, Caliban
Mots-clés :
Inégalités Sociales , Race, Relations de Genre , NoirsRésumé
Cet article examine les écrits de Fúlvia Rosemberg et leur apport à la recherche en sciences sociales et éducation. Il analyse, dans son oeuvre, les concepts de non-synchronie des hiérarchies sociales à l’intersection des hiérarchies de race, de genre et d’âge dans les politiques éducatives ainsi que celui de blancheur, comprise comme norme de l’humanité, révélant la norme sociale naturalisée au sein de la hiérarchie blanc/noir et l’urgence de critiquer cette dernière. Les concepts mobilisés et la forme d’analyse renouvellent l’intérêt pour son oeuvre et pour ces concepts permettant d’analyser les inégalités scolaires et sociales.
Téléchargements
Références
Anjos, R. S. A., Rosemberg, F., & Souza, L. A. F. (Orgs.). (2011). Terra, território e sustentabilidade. Contexto. https://www.fcc.org.br/livros/terra_sustentabilidade.pdf
Araujo, D. C. (2012). Ideologia e racismo: Análise de discurso sobre a recepção de leituras de obras infanto-juvenis. Revista da ABPN, 3(7), 85-100. http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/365/337
Bento, M. A. S. (1992). Resgatando a minha bisavó: Discriminação racial no trabalho e resistência na voz dos trabalhadores negros [Dissertação de mestrado em Psicologia Social]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Bento, M. A. S. (2002). Branqueamento e branquitude no Brasil. In M. A. S. Bento, & I. Carone (Orgs.), Psicologia social do racismo. Vozes.
Campos, M. M. M. (2015). Andarilha que era. In A. Artes, & S. Unbehaum (Orgs.), Escritos de Fúlvia Rosemberg (pp. 153-157). Cortez.
Citron, A. F. (1969). The rightness of whiteness: The world of the white child in a segregated society. Michigan-Ohio Regional Educational Laboratory.
Du Bois, W. E. B. (1999). As almas da gente negra (Heloísa T. Gomes, Trad.). Lacersa.
Giroux, H. (1999). Por uma pedagogia e política da branquidade. Cadernos de Pesquisa, (107), 97-132. http://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a04.pdf
Hicks, E. (1981). Cultural marxism: Nonsynchrony and feminist practice. In L. Sargent (Org.), Women and revolution (pp. 219-237). Southend Press. https://books.google.com.br/books?id=IAyxuTMT-tkC&printsec=frontcover&hl=pt- BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Nascimento, S. L. (2010). Ilustração de personagens negros e brancos em livros didáticos de ensino religioso do ensino fundamental. Revista Pistis Praxis, (2), 417-433. https://www.researchgate.net/publication/321281104_Ilustracao_de_personagens_ negros_e_brancos_em_livros_didaticos_de_Ensino_Religioso_do_ensino_ fundamental
Piza, E. (1995). O caminho das águas: Estereótipos de personagens femininas negras em obras para jovens de escritoras brancas [Tese de doutorado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Ramos, A. G. (1957). Introdução crítica à sociologia brasileira. Editorial Andes.
Rosemberg, F. (1969). La famille dans les livres pour enfants [Tese de doutorado em Psicobiologia Infantil]. Universite de Paris.
Rosemberg, F. (1979a). Modelos culturais na literatura infanto-juvenil brasileira. Fundação Carlos Chagas. http://acervo.fcc.org.br:9090/ABCD_DOCS/PROJETO/integra/ PR16385.pdf
Rosemberg, F. (1979b). Discriminações étnico-raciais na literatura infanto-juvenil brasileira. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, 12(3/4), 155-166. http://cedoc. crpsp.org.br/handle/1/2812;jsessionid=2D03E97F2B9E39B9399335A1FA5B16AC
Rosemberg, F. (1979c). Eu consumo, tu me consomes. Cadernos de Pesquisa, (31), 41-48. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1663/1650
Rosemberg, F. (1985). Literatura infantil e ideologia. Global.
Rosemberg, F. (1993). Memorial para concurso de Professora Titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Rosemberg, F. (1996). Educação infantil, classe, raça e gênero. Cadernos de Pesquisa, (96), 58-65. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/814/824
Rosemberg, F. (1999). Expansão da educação infantil e processo de exclusão. Cadernos de Pesquisa, (107), 7-40. https://www.scielo.br/pdf/cp/n107/n107a01.pdf
Rosemberg, F. (2001). Educação formal, mulher e gênero no Brasil contemporâneo. Revista Estudos Feministas, 9(2), 515-540. https://www.scielo.br/j/ref/a/PRcJxQzSFvnScngFpmcgKGR/?format=pdf&lang=pt
Rosemberg, F. (2002). Desigualdades de gênero e raças no sistema educacional brasileiro. Texto preparado para a Conference on Ethnicity Race, Gender and Education, Lima, Peru, October. Mimeo. (56 p.)
Rosemberg, F. (2004). Desigualdades de raza y género en el sistema educacional brasileño. In D. Wincler, & S. Cueto, Etnicidad, raza, género y educación en América Latina (pp. 239-282). PREAL. http://americalatinagenera.org/newsite/images/cdr-documents/publicaciones/educacion_etnicidad_raza_y_genero.pdf
Rosemberg, F. (2012). A criança pequena e o direito a creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In M. A. S. Bento (Org.), Educação infantil, igualdade e diversidade: Aspectos políticos, jurídicos, conceituais (pp. 11-46). Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdade. http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_docman&view=download&alias=11283-educa-infantis-conceituais&category_slug=agosto-2012-pdf&Itemid=30192
Rosemberg, F. (2013a). Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos de Pesquisa, 43(148), 44-75. https://www.scielo.br/j/cp/a/rCQyvkxLbt68jLbyvmy3bwh/?format=pdf&lang=pt
Rosemberg, F. (2013b). Ação afirmativa na pós-graduação: O Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford na Fundação Carlos Chagas (Textos FCC, 36). Fundação Carlos Chagas. http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/textosfcc/article/view/2454
Rosemberg, F. (2015). Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: Tensão entre raça/etnia e gênero. In A. Artes, & S. Unbehaum (Orgs.), Escritos de Fúlvia Rosemberg (pp. 107-123). Cortez.
Rosemberg, F., & Andrade, L. F. (2008). Ação afirmativa no ensino superior brasileiro: A tensão entre raça/etnia e gênero. Cadernos Pagu, (31), 419-438. https://www.scielo.br/j/cpa/a/WQLcSk8YrQTJL3cgdtbvnwG/abstract/?lang=pt
Rosemberg, F., & Artes, A. (2012). O rural e o urbano na oferta de educação para crianças de até 6 anos. In M. C. Barbosa, J. Pasuch, F. L. A. Leal, I. O. Silva, M. N. M. Freitas, & S. S. Albuquerque (Coords.), Oferta e demanda de educação infantil no campo (pp. 13-69). Evangraf.
Rosemberg, F., Bazilli, C., & Silva, P. V. B. (2003). Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate. Educação e Pesquisa, 29(1), 125-146. http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a10v29n1.pdf
Rosemberg, F., Pinto, R., & Negrão, E. (1981). A educação da mulher no Brasil. Fundação Carlos Chagas.
Santos, W. O. (2011). Racismo discursivo na mídia: Análise a partir dos personagens presentes nos cadernos dominicais de jornais impressos. Revista da ABPN, 2(4), 103-124. http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/323/297
Scott, J. W. (2005). O enigma da igualdade. Revista Estudos Feministas, 13(1), 11-30. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2005000100002
Silva, P. V. B. (2006). Racismo discursivo e avaliações do Programa Nacional do Livro Didático. Intermeio, 12(24), 6-29. https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/ view/2553/1790
Silva, P. V. B. (2014). One more story: Racial relations and stereotypes in Brazilian literature. Diogenes, 59(3-4), 168-180. https://doi.org/10.1177/0392192114538926
Silva, P. V. B., & Rosemberg, F. (2008). Brasil: Lugares de negros e brancos na mídia. In T. Dijk (Org.), Racismo e discurso na América Latina (pp. 73-118). Contexto.
Silva, P. V. B., Santos, W. O., & Rocha, N. G. (2012). Negras(os) e brancas(os) em publicidades de jornais paranaenses. Intercom − RBCC, 35(2), 149-168. http://www.scielo.br/pdf/ interc/v35n2/08.pdf
Silva, S. J. (2009). O canto de Oyá no CandombléKeto: Um estudo dos aspectos culturais e etnomusicológicos [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal da Bahia. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/10834/1/dissert_Sara%20da%20Silva.pdf
Silvério, V. R. (2002). Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, (117), 219-246. http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15560.pdf
Silvério, V. R., Pinto, R. P., & Rosemberg, F. (Orgs.). (2011). Relações raciais no Brasil: Pesquisas contemporâneas. Contexto. https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-publicacoes/relacoes-raciais-no-brasil-pesquisas-contemporaneas
Steelman, C. A., & Murphy, M. J. (1972). Increasing compatibility in desagregated schools between elementar educacional practices, the curriculam, and the concept of whiteness. San Francisco School District, CA.
Ware, V. (Org.) (2004). Branquidade: Identidade branca e multiculturalismo. Garamond.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).