Afetamentos da cultura da escola na inserção profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531411280

Palavras-chave:

Inserção Profissional Docente, Desenvolvimento Profissional, Cultura Institucional, Indução Profissional Docente

Resumo

O artigo sumariza uma pesquisa que tematizou a inserção na docência em uma escola básica da rede federal de ensino. Embasado na perspectiva do desenvolvimento profissional de professores, objetiva analisar peculiaridades do contexto institucional que facilitam ou dificultam a inserção na carreira, tendo em vista condições objetivas de trabalho e o simbolismo de tradição da escola no que se refere à formação de professores. Metodologicamente, o estudo desenvolveu-se a partir de entrevistas narrativas com professoras iniciantes, salientando os afetamentos da cultura da escola em seus processos de inserção na instituição. As constatações enfatizam práticas instituídas e instituintes na organização para o trabalho pedagógico que se configuram como estratégicas para a indução profissional docente.

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Biografia do Autor

Marilza Maia de Souza de Paiva, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora da educação básica do Colégio Pedro II. Atua nos anos iniciais do ensino fundamental. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pesquisa no campo da formação de professores, com foco na inserção profissional docente.

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora associada da Faculdade de Educação da UFRJ. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped) e pesquisadora fundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Leped). É bolsista de produtividade de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado, da  Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

Paiva, M. M. de S. de, & Cruz, G. B. da. (2024). Afetamentos da cultura da escola na inserção profissional docente. Cadernos De Pesquisa, 54, e11280. https://doi.org/10.1590/1980531411280

Edição

Seção

Artigos