A (des)igualdade de conhecimento no ciclo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4050Palavras-chave:
Alfabetização, Avaliação da Educação, Conhecimentos, Desigualdades Educacionais.Resumo
Este trabalho busca contribuir para o debate acerca do tema das desigualdades educacionais, por meio da investigação da (re)produção da desigualdade de conhecimento. Com base nos dados da avaliação longitudinal da alfabetização do Espírito Santo, das edições de 2012, 2013 e 2014, o estudo analisou a variação do percentual de acerto entre turmas de alto e baixo desempenho nos testes de Leitura do 1º e 3º ano do ensino fundamental. O principal resultado aponta que a aquisição das habilidades é mais heterogênea no 1º ano, o que permite supor que, ao longo do ciclo de alfabetização, os alunos podem ter passado por processos de reorganização intraescolar que tornaram seus resultados mais homogêneos, ou seja, menos desiguais. A despeito disso, há determinadas habilidades que não estão consolidadas até o fim do 3º ano, o que evidencia a ineficácia das políticas atuais para fazer com que os alunos adquiram habilidades imprescindíveis ao processo de alfabetização.
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