Uma proposta de indicadores para acompanhar licenciados na educação básica

Autores

  • Luiz Felipe de Moura da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6522-7765
  • Alexsandro Pereira de Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.11163

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Formação de Professores, Política Educacional, Estudo Longitudinal

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor novos indicadores educacionais para acompanhamento da atuação (ou não) de licenciados na educação básica. Os construtos de interesse que influenciaram a concepção dos indicadores propostos são os de adequação de formação, evasão e permanência docente e adesão à docência. A metodologia consiste em desenvolver dois indicadores que, de formas distintas, estabelecem relação entre os egressos de instituições formadoras e os docentes atuantes nas escolas. A partir dos resultados obtidos, concluímos que o fato de a maioria dos licenciados não atuar como professores – e boa parte deles evadir da profissão – constitui um obstáculo para que se atinja a Meta 15 do Plano Nacional de Educação.

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Biografia do Autor

Luiz Felipe de Moura da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Professor de Física no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Ensino de Física pela UFRGS e doutorando em Ensino de Física na mesma instituição.

Alexsandro Pereira de Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Licenciado em Física pela UFRGS, e possui os títulos de Mestre em Ensino de Física e Doutor em Ensino de Física por essa mesma universidade.

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Publicado

11-12-2024

Como Citar

Rosa, L. F. de M. da, & Pereira, A. P. de. (2024). Uma proposta de indicadores para acompanhar licenciados na educação básica. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e11163. https://doi.org/10.18222/eae.v35.11163

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024