Indicadores de presença de espaços físicos nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11794

Palavras-chave:

Infraestrutura Escolar, Indicadores Educacionais, Avaliação da Educação, Políticas Públicas

Resumo

Este estudo apresenta o desenvolvimento de indicadores de infraestrutura escolar com base nos microdados do Censo Escolar de 2023, abrangendo escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país. Utilizou-se a Análise Fatorial Confirmatória para especificar um modelo hierárquico composto de seis fatores de primeira ordem, explicados por um fator de segunda ordem, denominado Indicador de Espaços Físicos nas Escolas, responsável por sintetizar os ambientes pedagógicos e os recursos de acessibilidade. Os resultados indicaram um ajuste adequado do modelo e evidenciaram disparidades relevantes conforme região geográfica, localização e dependência administrativa das escolas, ressaltando o papel central da infraestrutura na promoção da equidade e na melhoria da qualidade educacional.

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Biografia do Autor

Edmilson Antonio Pereira Junior, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Estatístico, com especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, mestrado em Sociologia e doutorado em Educação, pela UFMG. É bolsista de pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisador no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG). Atua nas áreas de: estatística, metodologia quantitativa, indicadores e amostragem.

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jacobina-BA, Brasil

Possui licenciatura em Educação Física, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), doutorado em Educação e Contemporaneidade pela UNEB e pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade na UNEB. Trabalha com: condições de trabalho, escola rural, educação do campo e saúde docente.

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCOI/CNPq). Professora emérita da UFMG. Pesquisadora PQ 1A do CNPq. Socióloga, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação e bacharel em Ciências Sociais pela UFMG.

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Publicado

26-09-2025

Como Citar

Pereira Junior, E. A., Ramos, M. D. P., & Oliveira, D. A. (2025). Indicadores de presença de espaços físicos nas escolas. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11794. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11794

Edição

Seção

Indicadores Sintéticos na Avaliação da Educação Básica