Os fenômenos de segregação e exclusão social na sociedade do conhecimento

Autores/as

  • Juan Carlos Tedesco Instituto Internacional de Planificación de la Educación, Filial da Unesco– Buenos Aires/Argentina

Palabras clave:

Mobilidade Social, Desigualdades Sociais, Trabalho, Educação

Resumen

O artigo analisa os novos fenômenos de desigualdade e exclusão desencadeados pela utilização intensiva do conhecimento e da informação na organização do trabalho, por um lado, e, nas instituições políticas e culturais, pelo outro. A partir dessa análise são apresentadas algumas conseqüências para a educação, particularmente as que se referem ao papel desta em relação à mobilidade social, aos riscos da privatização dos circuitos nos quais se reproduz e distribui o conhecimento socialmente mais significativo, bem como em relação às mudanças na atuação da escola do ponto de vista do processo de socialização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juan Carlos Tedesco, Instituto Internacional de Planificación de la Educación, Filial da Unesco– Buenos Aires/Argentina

Publicado

2002-11-30

Cómo citar

Tedesco, J. C. (2002). Os fenômenos de segregação e exclusão social na sociedade do conhecimento. Cadernos De Pesquisa, (117), 13–28. Recuperado a partir de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/541

Número

Sección

Tema em Destaque