Production de thèses et de mémoires sur l’éducation scolaire des peuples indigenes au Brésil
DOI :
https://doi.org/10.1590/1980531410855Mots-clés :
Éducation Scolaire Indigene, Éducation Indigene, Principes Indigenes, Savoirs TradicionellesRésumé
Pour avoir une vision plus panoramique d’études rélatifs a l’éducation scolaire des peuples indigènes en tant que politique éducative, cet article présente les résultats d’un doctorat d’approche qualitative appuyée sur une étude bibliographique. Ceux-ci montrent qu’une variété de sous-thèmes sont abordés dans le cadre de l’éducation scolaire des peuples indigènes dont les points forts sont les études sur les principes qui la sous-tendent, les aspects juridiques de la mise en place de ces écoles, l’éducation indigene de la petite enfance et la relation avec les composantes curriculaires.
Téléchargements
Références
Ângelo, F. N. P. de. (2005). O processo de inclusão das escolas indígenas no sistema oficial de ensino de Mato Grosso: Protagonismo indígena [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bonin, I. T. (1999). Encontro das águas: Educação e escola no dinamismo da vida Kambeba [Dissertação de mestrado]. Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Côrtes, C. N. (1996). A educação é como o vento: Os Kiriri por uma educação pluricultural [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Ferreira, B. (2020). Ũn si ag tũ pẽ ki vẽnh kajrãnrãn fã: O papel da escola nas comunidades kaingang [Tese de doutorado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Ferreira, G. V. (2007). Educação escolar indígena: As práticas culturais indígenas na ação pedagógica da Escola Estadual Indígena São Miguel – Iauaretê (AM) [Dissertação de mestrado]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Ferreira, R. (2005). Educação escolar indígena e etnomatemática: A pluralidade de um encontro na tragédia pós-moderna [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Ferreira, S. de P. B. L. (2006). A prática do professor guarani e kaiowá: O ensino de ciências a partir do Projeto Ara Verá [Dissertação de mestrado]. Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Freitas, M. A. B. (2005). Educação escolar indígena realidade e perspectiva em Roraima. Textos & Debates, (9), 85-112. https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/1005
Grupioni, L. D. B. (2008). Olhar longe, porque o futuro é longe: Cultura, escola e professores indígenas no Brasil [Tese de doutorado]. Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Leitão, R. M. (1998). Educação e tradição: O significado da educação escolar para o povo Karajá de Santa Isabel do Morro, Ilha do Bananal-TO [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação Brasileira.
Luciano Baniwa, G. J. S. (2013). Educação para manejo do mundo: Entre a escola ideal e a escola real no Alto Rio Negro. Laced.
Luciano Baniwa, G. J. S. (2019). Educação escolar indígena no século XXI: Encantos e desencantos. Laced.
Maroldi, A. M. (2017). Estudos bibliométricos sobre educação indígena: Frente de pesquisa, vida média e obsolescência da literatura citada em teses e dissertações [Tese de doutorado]. Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Medeiros, J. S. (2018). História da educação escolar indígena no Brasil: Alguns apontamentos. In Anais do 14. Encontro Estadual de História da Anpuh (pp. 1-19). UFRGS.
Meliá, B. (1999). Educação indígena na escola. Cadernos Cedes, 19(49), 11-17. https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000200002
Munduruku, D. (2012). O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). Paulinas.
Neves, E. B. T. (2005). Recursos didáticos: Mediadores semiotizando o processo ensino-aprendizagem [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós- -Graduação em Educação.
Oliveira, S. M. (1999). Formação de professores indígenas bilíngues: A experiência Kaingáng [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Ramos, H. T. (2019). A dimensão da autonomia na educação escolar indígena da aldeia Kaimbé [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Resolução CNE/CP n. 1, de 7 de janeiro de 2015. (2015). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior e de Ensino Médio e dá outras providências. Brasília, DF. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12015.pdf?query=373/1997-CEE/MS
Resolução n. 5, de 22 de junho de 2012. (2012). Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Brasília, DF.
Rezende, J. S. (2007). Escola Indígena Municipal Utapinopona – Tuyuka e a construção da identidade tuyuka [Dissertação de mestrado]. Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Ribeiro, D. (1962). A política indigenista brasileira. Ministério da Agricultura.
Silva, G. A. S., Jr. (2008). Política de assimilação: Educação escolar indígena em Alagoas a partir da Constituição de 1988 [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Souza, I. R. C. S. (2014). “Ainda não sei ler e escrever”: Um estudo sobre o processo de leitura e escrita nas escolas indígenas de Dourados, MS [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal da Grande Dourados, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Taukane, D. (1996). Educação escolar entre os Kurâ-Bakairi [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).